quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Caso Wallace Souza



A Assembleia Legislativa do Estado, decide hoje dia 01 de Outubro,em julgamento na sede da instituição, se cassa ou não o mandato do deputado estadual Wallace Souza (PP), por suposta quebra de decoro parlamentar. Dos 24 parlamentares do poder legislativo, 23 votarão e a decisão de votos contra ou a favor, pode estar nas mãos da base governista composta por 19 deputados.
Serão necessários 13 votos que constituem a maioria absoluta, para que o Wallace seja cassado. Ainda é necessário que 16 deputados estejam presentes na sessão para que o julgamento seja realizado, caso contrário, o processo será arquivado.
A Comissão de Ética da ALE não acatou a denúncia de suposta participação do parlamentar em uma organização criminosa, o que está em questão segundo a comissão, é a quebra de decoro. A comissão informou que Wallace deve ter parecer favorável a cassação, por ter exposto a ALE durante os meses em que respondeu as denúncias.


Pena


Caso o deputado seja cassado, ele perderá o foro privilegiado, se tornará um cidadão comum e ficará sem direitos políticos durante os próximos oito anos. Além disso, ele passa a ser réu comum no processo por coação de testemunha, porte ilegal de armas, formação de quadrilha e associação para o tráfico, que enfrenta no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA).

Nenhum comentário: